.

.

quarta-feira, março 23, 2016

FÓRUM DO RECANTO DAS EMAS SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 28/3

Na próxima segunda-feira, 28/3, será inaugurado o Fórum do Recanto das Emas. O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, participará da solenidade de entrega das obras. A cerimônia ocorrerá às 16h no hall de entrada do Fórum, localizado na Quadra 2, Conjunto 1, Lote 3 do Setor Urbano da cidade.

Nessa terça-feira foi disponibilizada no DJe a Portaria GPR 393, de 21/03/2016, que instala a Circunscrição Judiciária do Recanto das Emas/DF e suas respectivas unidades judiciárias. O novo Fórum vai contar inicialmente com uma Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões; uma Vara Criminal e Tribunal do Júri; um Juizado Especial Cível e Criminal; e um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O novo Fórum já começa a funcionar com instalações do PJe e do CEJUSC.

O Fórum do Recanto das Emas possui três pavimentos e foi construído em concreto armado, com fechamentos externos em alvenaria e esquadrias de alumínio anodizado. As áreas de trabalho possuem piso elevado e forro removível termoacústico, revestimentos externos em pastilha cerâmica e fulget. As divisões internas também são de alvenaria e as divisórias das seções são removíveis, no mesmo padrão de outros fóruns do Tribunal.

O prédio conta ainda com três elevadores, sendo dois sociais e um para condução de presos; auditório com 180 lugares e áreas de apoio para o Tribunal do Júri; sistema de ar condicionado do tipo split e luminárias fluorescentes. Ao todo são 6.856 m² de área construída, com 159 vagas externas de estacionamento e oito internas.

A nova Casa de Justiça receberá o nome do desembargador Valtênio Mendes Cardoso, ex-Presidente do TJDFT, falecido em 2006. Mineiro de Abadia dos Dourados, o homenageado se formou em Direito e Ciências Sociais pela UFMG, foi bancário e funcionário público em Minas Gerais, até se tornar Procurador do Distrito Federal, de 1959 a 1980. Também foi juiz substituto junto ao TRE-DF e ingressou no TJDFT como desembargador em 1980, nomeado em vaga destinada à classe dos advogados.

Além da Presidência do TJDFT, exercida no biênio 1990-1992, o desembargador Valtênio Mendes Cardoso também foi eleito Corregedor do Tribunal para o biênio 1986-1988, e Presidente do TRE-DF no biênio 1988-1990. Agora, ele empresta seu nome ao Fórum que atenderá uma população estimada de 145 mil habitantes, segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, PDAD, de 2015.

do TJDFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário