.

.

sexta-feira, março 25, 2016

CDJA ABRE INSCRIÇÕES PARA EVENTO SOBRE ADOÇÃO INTERNACIONAL

 Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA/TJDFT realiza, no dia 14 de abril, o seminário Adoção internacional: as diferentes leituras de uma mesma história. O evento é gratuito e será no auditório da Vara da Infância e da Juventude – VIJ, localizada na SGAN 909, das 13h30 às 18h. Na ocasião, também será lançado livro infantil produzido pela CDJA.

O objetivo principal do evento é apresentar e discutir informações teóricas e práticas acerca da adoção internacional. O público-alvo são os profissionais que atuam nas entidades de acolhimento e na rede de atendimento à criança e ao adolescente do Distrito Federal, os servidores da VIJ e os estudantes de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito.

Os interessados em participar do seminário devem fazer inscrição prévia, uma vez que as vagas são limitadas, e aguardar a homologação. Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha (acesse aqui), salvar os dados e enviar para o e-mail inscricao.cdja@tjdft.jus.br. O prazo de inscrição vai até o dia 1º de abril. Os inscritos receberão mensagem de confirmação por e-mail.

PROGRAMAÇÃO

13h30 às 14h – Credenciamento

14 às 14h30 - Abertura solene

Desembargador Romeu Gonzaga Neiva – Corregedor da Justiça do Distrito Federal e Presidente da Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA.
Renato Rodovalho Scussel – Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ e membro da CDJA.
Isabel Maria de Figueiredo Falcão Durães – Promotora da Infância e da Juventude do Distrito Federal – MPDFT.
Sérgio Domingos – Coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude da Defensoria Pública do Distrito Federal.
Francisco George de Lima Beserra – Coordenador-Geral da Autoridade Central Administrativa Federal – ACAF.
Thaís Botelho Corrêa – Secretária Executiva da CDJA.
14h30 às 16h - A adoção internacional como uma possibilidade de colocação de crianças e adolescentes em famílias substitutas

Francisco George de Lima Beserra – Coordenador-Geral da Autoridade Central Administrativa Federal – ACAF – Panorama da adoção internacional no Brasil.
Sérgio Domingos – Coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude da Defensoria Pública do DF – A garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
Isabel Maria de Figueiredo Falcão Durães – Promotora da Infância e da Juventude do Distrito Federal – MPDFT – A adoção internacional enquanto garantia do direito à convivência familiar.
Niva Maria Vasques Campos – Psicóloga e Supervisora Substituta da SEFAM/VIJ – A realidade dos cadastros de crianças, adolescentes e pretendentes à adoção.
Debate: 30 minutos

16h às 16h20 - Intervalo

16h20 às 17h50 - As múltiplas intervenções no processo de adoção internacional

Érica Espírito Santo – Representante Nacional do Organismo Francês – COFA – O papel dos organismos nos processos de adoção internacional e o perfil das famílias estrangeiras.
Maria da Penha Oliveira da Silva – Psicóloga Clínica – A preparação de crianças e adolescentes para a adoção internacional no ambiente psicoterapêutico.
Aline de Souza Ferreira – Psicóloga do Lar de São José – O processo de desligamento de crianças e adolescentes adotados por família estrangeira.
Thaís Botelho Corrêa – Assistente Social e Secretária Executiva da CDJA – A intervenção da CDJA nos processos de adoção internacional. 
Debate: 30 minutos

17h50 às 18h - Encerramento

do TJDFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário