.

.

quinta-feira, junho 09, 2016

JUSTIÇA COMUNITÁRIA CAPACITA NOVOS PARTICIPANTES DO PROJETO VOZES DA PAZ

Mais uma ação do Programa Justiça Comunitária (PJC), do TJDFT, foi concluída pelo Projeto Vozes da Paz no último dia 2/6. Cerca de 40 pessoas da comunidade escolar do Centro de Educação Fundamental n.14 e da Escola Classe 28, em Ceilândia, participaram do Curso de Formação de membros do Círculo da Paz.

Os Círculos da Paz são grupos formados por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, que pensam, planejam e executam ações pela promoção da paz nas escolas. A proposta da ação educacional do Vozes é formar alunos, professores, diretores, pais e funcionários das escolas para atuarem como multiplicadores das propostas de promoção de paz que inspiram o Projeto. 

O conteúdo das aulas, que aconteceram no nos dias 31/5, 1º e 2/6, contemplou os  princípios da mediação comunitária, comunicação não-violenta, escuta ativa, conflitos e formas de resolução, violência e cultura de paz. Por meio de exposições, debates e dinâmicas de grupo, a equipe do PJC buscou abrir espaço de reflexão e propostas sobre a promoção da paz no ambiente escolar.

Cláudio Benício, servidor do PJC e um dos coordenadores do Vozes da Paz, explica: “Com a formação dos Círculos  buscamos o desenvolvimento de atividades que propiciam a integração da comunidade escolar e sua efetiva participação na promoção da cultura de paz na escola e além dela”. 

Valter Freitas, vice-diretor do CEF 14, que participou do curso, comentou: “Vivemos hoje sob bullying constante, pichação, danos ao patrimônio da escola, falta interesse e de vontade de mudar. O Vozes da Paz vem nos ajudar a vencer uma grande dificuldade, que é fazer com que as pessoas se convençam de suas responsabilidades para transformar essa realidade. E uma ação muito boa, e que deveria ser implantada em todas as escolas". 

Na opinião de Manoel Vieira Souza, agente comunitário que integrou a equipe do PJC nesse trabalho, “a oportunidade de transmitir conhecimento e experiência também nas escolas é de grande valia. Já nos primeiros encontros tivemos a adesão de gente disposta a novas atitudes. Trouxeram para o debate situações do dia a dia, como a questão de um beco junto à escola, onde se acumula lixo. E, com as reflexões trazidas, perceberam que podem propor aos vizinhos que se faça uma horta ali, bem como outras situações que podem ser resolvidas pelo diálogo e pela mediação".

Na tarde do dia 3/6, o Vozes da Paz promoveu ainda quatro horas de capacitação para 45 alunos interessados em participar do Círculo da Paz na Escola Classe 38, também em Ceilândia. Foram crianças e jovens entre 10 e 12 anos que receberam uma apresentação mais ampla das propostas da cultura de paz trazidas pelo Projeto, para que possam fomentar essa ideia em suas escolas e comunidades.

do TJDFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário